domingo, 2 de novembro de 2008

As 248 Mitzvot Positivas ou "farás" (tudo isso?).

As Mitzvot Positivas ou "farás" são em número de 248, pois: "usarás as 248 partes que compõem o teu corpo para realizar os teus deveres para com D'us e para com teus próximos".

Não fique assustado, as mitzvot incondicionais, ou seja, aquelas que todo adulto, obrigatóriamente, deve cumprir, em todos os tempos, em qualquer lugar, em qualquer circunstância, são em número de apenas 60, desde que ele esteja enquadrado nas mesmas circunstâncias que a maioria, ou seja: que alimente-se de pão e carne, que se case, que procrie, que negocie e que more na cidade, não é muito, não é? Já as mulheres, que tradicionalmente assumem o trabalho doméstico e o cuidar dos filhos, são dispensadas de 14, tendo que cumprir apenas 46 mitzvot, que compõem seu pacto específico.

Das 188 mitzvot restantes algumas foram obrigatórias apenas durante a existência do Bêt HaMikdash (Templo), como as ofertas dos festivais, o comparecimento diante do Eterno, a reunião do povo, etc.
Alguns preceitos são obrigatórios coletivamente para toda a congregação de Israel, mas não individualmente para cada pessoa.
Outros preceitos eram e são obrigatórios apenas para quem tem bens, quem não tem fica isento, mas isto não aplica-se à tzedaká (justiça social) pois até mesmo um pobre, que vive de recebe-la, deve ajudar a outro mais necessitado que ele.
Outras mitzvot são aplicáveis apenas àquele que realizou determinada ação, ou a quem aconteceu algo.
Porém é possível que uma pessoa passe toda a sua vida sem que chegue a estar sujeito à esses preceitos.

As 248 Mitzvot Positivas ou "farás", abrangem os seguintes temas:

1) 19 sobre a Crença em D'us.
2) 76 sobre o Santuário.
3) 18 sobre a Purificação.
4) 39 sobre os Dízimos e as Orações.
5) 18 sobre os Festivais.
6) 23 sobre a Ética do Estado.
7) 16 sobre os Deveres para com os Semelhantes.
8) 14 sobre os Deveres para com a Família.
9) 8 sobre a Aplicação das Leis Criminais.
10) 17 sobre o Direito de Propriedade.

Nenhum comentário: