terça-feira, 4 de novembro de 2008

Rezar por que, p'ra que?

Somos pessoas do século XXI, cultas, temos curso superior; somos responsáveis, trabalhamos em grandes corporações, gerenciamos negócios importantes; somos inteligentes, usamos sempre a razão cartesiana (Ah! Nisso somos ótimos...! Então façamos uso dela):

O Eterno, que criou e mantém este extremamente complexo universo, não saberia quais são as nossas necessidades, nossas aspirações, nossas inquietações, nossos sofrimentos?

Seria necessário que pedissemos a Ele pela satisfação de nossas carências; estaria Ele permanentemente à nossa disposição para providênciar o atendimento de nossos desejos?

Além disso, se não recebemos o que necessitamos, ou desejamos, não seria porque Ele assim o determinou? E mais ainda, não estariamos sendo petulantes e extremamentes arrogantes solicitando aquilo que Ele, em sua infinita sabedoria, já decidira que não teriamos?

E quanto as orações de louvor, será Ele tão egocêntrico a ponto de necessitar ouvi-las?

Bem, vamos ver o que nos propõe o judaismo perante estes questionamentos:

Em hebraico rezar é "lehitpalêl", que significa "julgar a si mesmo com verdade", é portanto, algo que influi sobre nós mesmos, que faz com que nos tornemos mais espiritualizados, é uma auto-reflexão, que faz com que encaremos nossas vidas com a consciência de que D'us existe.

Mais do que implorar (o que para o judaismo é despropositado), rezar é estar com, quando rezamos estamos com D'us e permanecemos em Sua presença, e quanto mais estivermos com Ele mais estaremos sob Sua influência. "Diga-me com quem andas e te direi quem és"

Rezar, portanto, não é um esforço para convence-LO a mudar Sua vontade e dar-nos o que não temos recebido.

Pedir a D'us não pode ser uma desculpa para a acomodação,
"D'us só ajuda a quem se ajuda!"

Ao rezarmos nos tornamos, em todos os aspectos, pessoas melhores e poderemos vir a ser merecedores de ter nossas orações atendidas, porque rezar é um processo de auto-transformação, que desenvolve nossa própria força de vontade para nos sintonizarmos com D'us, de tal forma que possamos mudar a nós mesmos e sermos capazes de encontrar o que sempre esteve a nossa disposição.

"Rezar tem o duplo encanto de elevar-nos até D'us e de trazer D'us até nós" Rabino Benjamin Blech - "Prêmio Educador Norte-Americano do Ano"

Nenhum comentário: