quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Os Treze Princípios da Fé Judaica

Resumo conciso das convicções básicas do judaismo, elaborado pelo Rabino, médico e filósofo  Moshé ben Maimon,  o Rambám (ou Maimônides, filho de Maimon) (1135 - 1204)

1) Eu creio com plena convicção que o Criador, bendito seja o Seu Nome, Ele só, fez as criaturas e as dirige e Ele só, fez, faz e fará todas as obras.

 2) Eu creio com plena convicção que o Criador, bendito seja o Seu Nome, Ele é o Único e não há Unicidade como a Dele, de nenhuma maneira. E só Ele é nosso D'us; Ele existiu, existe e existirá para sempre.

 3) Eu creio com plena convicção que o Criador, bendito seja o Seu Nome, não é corpo e não pode se assemelhar à matéria.E Ele não tem nenhuma comparação com qualquer coisa.

 4) Eu creio com plena convicção que o Criador, bendito seja o Seu Nome, Ele é o primeiro e o último, sem fim.

 5) Eu creio com plena convicção que o Criador, bendito seja o Seu Nome, a Ele só, se deve rezar e não a outro.

 6) Eu creio com plena convicção que todas as palavras dos profetas são verdadeiras.

 7) Eu creio com plena convicção que a profecia de Moisés, nosso mestre, de bendita memória, é verdadeira e que ele é o pai (mestre) de todos os profetas anteriores e posteriores a ele.

 8) Eu creio com plena convicção que toda a Lei que se encontra em nossas mãos é a que foi dada a Moisés, nosso mestre, de bendita memória.

 9) Eu creio com plena convicção que esta Lei não foi trocada, nem haverá outra Lei por parte do Criador, bendito seja o Seu Nome.

10) Eu creio com plena convicção que o Criador, bendito seja o Seu Nome, Ele conhece todas as obras dos homens e todos os seus pensamentos, pois assim foi dito: "O Criador de todos os corações conhece todas as suas obras".

11) Eu creio com plena convicção que o Criador, bendito seja o Seu Nome,  recompensa aos que guardam os Seus preceitos e pune os que os transgridem.

12) Eu creio com plena convicção na vinda do Messias, e apesar dele tardar em vir, contudo esperá-lo-ei em cada dia.

13) Eu creio com plena convicção que haverá a ressurreição dos mortos quando for do agrado do Criador, bendito seja o Seu Nome e exalçada a Sua lembrança para todo o sempre. 


Nenhum comentário: