segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Chidúsh: analisar sob uma nova luz, o segredo da permanência do judaismo.

Manter-se significativo, em qualquer época, é a tarefa que o judaismo tem realizado com sucesso em mais de três mil anos, não se deixando cristalizar mas sem trair sua essência, possibilitando que se possam auferir benefícios de "novas" idéias e reflexões, na linguagem adequada a cada tempo, mas sempre obtidas de seus antigos textos.

Qual é o milagre responsável por esta característica? Os comentaristas sempre procuraram um "chidúsh", ou seja dar à luz algo novo, uma "nova" interpretação, analisar um texto sob uma nova luz. Segundo a tradição cada judeu nasce para descobrir, pelo menos, um novo "insight" à compreensão da Torá, para assim dar sentido à sua vida.

Com este enfoque, sempre surgiram comentários com novas interpretações, que chamaram a atenção por sua habilidade ao expor conceitos modernos, que ofereceram sentido à textos que aguardaram por uma compreensão durante séculos.

Evidentemente um dos segredos da longevidade do judaismo deveu-se à essa habilidade de seus estudiosos para encontrar, em qualquer tempo e lugar, maneiras novas e criativas de transmitir sua mensagem de forma atraente, fazendo com que seus ensinamentos permanecessem vivos atravez dos séculos.

Nenhum comentário: