domingo, 28 de dezembro de 2008

O maior dos mestres judeus foi um vitivinicultor francês.

Entre os maiores mestres judeus de todos os tempos, senão o maior, encontra-se um vitivinicultor francês (cultivador de vinhas e fabricante de vinhos), que produziu alguns dos mais famosos vinhos franceses. Tal como os vinhos, que produziu, suas obras de erudição foram se tornando melhores e continuam sendo mais e mais reverenciadas com o passar dos anos.

O Rabi Shelomo ben Its'chac, mais conhecido pelo acrônimo Rashi, nasceu no ano de 1040 em Troyes, França, quase na fronteira com a Alemanha. Estudou com o rabino Isaac Halevi em Worms, e depois no principal centro de estudo talmúdico da épóca, em Mainz, com o rabino Jacob ben Iacar, que fora discípulo do grande rabino Guershom.

Rashi percorreu ainda vários centros de estudo talmúdico antes de reestabelecer-se em Troyes onde iniciou sua própria academia, além de atuar como vitivinicultor e produzir sua monumental obra. Como pôde escrever tanto? Explica-se que ele foi abençoado com três filhas, que conheceram profundamente a Bíblia e o Talmud, e que atuaram como suas escribas. As três filhas casaram-se com três de seus discípulos e alguns de seus descendentes tornaram-se, por sua vez, importantes eruditos.

Há séculos os estudiosos vem se surpreendendo com a magnitude das obras de Rashi, desde o longo e contínuo comentário sobre tôda a Bíblia, e que por essa razão tornou-se a primeira óbra judaica impressa em 1475, até o exaustivo trabalho esclarecedor e altamente erudito sobre o Talmud da Babilônia.

Rashi revelou-se um notável professor, pois em cada comentário, seja qual for a densidade de seu conteúdo, foca com precisão a dúvida que assalta o leitor e com estilo perfeito, sucintamente, adota os melhores princípios da arte da educação para seu esclarecimento, em hebráico claro e conciso.

Em 1095 foi organizada a primeira Cruzada e aconteceram perseguições aos judeus da França, que atormentaram os últimos anos de Rashi, que veio a falecer em 13 de julho de 1105.

Nenhum comentário: