segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

A contribuição de Rashi ao estudo do Talmud e da Bíblia.

O Talmud Babilônico abrange um conteúdo vastíssimo e extremamente complexo, de dificil compreensão, além desse aspecto a Guemará foi escrita em Aramaico sem pontuações, também freqüentemente encontram-se interpolados trechos não diretamente relacionados com o tema principal em discussão, além de que os erros de copistas acumularam-se ao longo de inúmeras gerações.

Rashi, quando estudou na academia do rabino Guershom de Mainz, teve acesso à uma cópia do Talmud corrigida e aceita como definitiva, que este havia elaborado. Em seus comentários Rashi costuma esclarecer o significado de um trecho ao expor uma outra forma em que ele teria sido escrito, mas nunca alterando o próprio texto do Talmud. Rashi então empenha-se no esclarecimento do texto dando sentido à discussão, conceituando palavras, e definindo questionamentos e afirmações.

Os comentários de Rashi tornaram o Talmud compreensível e exerceram um papel fundamental para as gerações posteriores e mantiveram a vitalidade da Bíblia. Ao disponibilizar suas interpretações sobre os textos antigos Rashi abriu caminhos para milhares de pessoas, tanto leigos como eruditos, pois sem sua contribuição os livros básicos do judaismo, mercê de sua dificuldade, intimidariam aqueles que se dispusessem a estudá-los.

Rashi comentou quase todos os tratados do Talmud, excetuando-se aqueles que não tem Guemará. Também não foram completamente comentados por ele os tratados de Bava Batra e Macot.

A importância dos comentários de Rashi para o estudo do Talmud e da Bíblia foi foi tão essêncial que praticamente todas as edições destas obras os apresentaram ao lado de seu texto específico, possibilitando aos estudiosos a compreensão destes textos sagrados, em qualquer momento, ao longo destes 904 anos decorridos desde sua morte.

Nenhum comentário: